quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Reciclagem de alumínio preserva a natureza e reduz consumo de energia


Processo também gera empregos de catadores a trabalhadores na indústria.

Reciclagem de alumínio (Foto: Divulgação)

O Globo Ecologia deste sábado mostrou a importância de reciclar e reaproveitar os resíduos jogados no lixo. Uma lata de alumínio, daquelas utilizadas para embalar sucos e refrigerantes, por exemplo, é feita de bauxita, encontrada no subsolo. Para extrair essa bauxita, todo o ecossistema local é alterado, causando impactos no meio ambiente. Além disso, a mineração e o refino do alumínio demandam enormes gastos de eletricidade, enquanto que a reciclagem requer apenas 5% da energia para produzi-lo. Por isso, a reciclagem tornou-se uma atividade importante tanto do ponto de vista econômico quanto para a prevenção do meio ambiente.
Segundo a coordenadora de Segurança, Meio ambiente e Saúde da empresa de reciclagem Alutech, Nelma Lazarini, o processo se inicia quando o material (latas de refrigerante, por exemplo) é descarregado, abastecendo quatro silos (locais destinados ao armazenamento). Após a passagem por estes silos, o material é levado a uma esteira transportadora com velocidade bem reduzida, possibilitando que os operadores deste setor retirem as impurezas (lixo visível). Logo após, as latas passam por uma segunda esteira onde há um eletroímã, que atrai todo o material ferroso.
“Após isso, as latas são encaminhadas, por uma esteira transportadora para o ‘secador de latas’, onde há fogo para aquecê-las e, assim, excluir toda a tinta delas, matéria que é inútil para o processo e que, uma vez mantida, prejudicaria o rendimento do metal”, explica Nelma.
Com o intuito de manter somente as latas na continuidade do processo, elas são sopradas por dutos para uma peneira rotativa, onde, por fim, são retiradas as impurezas ainda restantes. Em seguida, as latas são encaminhadas para o triturador. Cumpridas todas as etapas descritas, é feita a pesagem real do produto selecionado e tratado.
Do secador de latas, ainda na esteira, a lata aquecida é encaminhada para o Vortex, equipamento que tem como principal objetivo misturar o material. A partir daí, as latas são fundidas, tornando-se metal líquido. O escoamento desse metal se dá no forno, onde ele é devidamente preparado com temperatura ideal e mantido em forma líquida. Depois, o metal líquido é escoado, através de calhas de transferência nas esteiras de vazamento. Lá, são produzidos os gotões, produto final do processo.
A sucata gerada por produtos que não são reutilizáveis (como a lata de refrigerante) pode ser reciclada infinitamente e reutilizada na produção de qualquer produto com o mesmo nível de qualidade de um alumínio recém-produzido por mineração. Além disso, essa mesma sucata permite a geração de renda para milhares de famílias brasileiras envolvidas desde a coleta à transformação final. Desta forma, a reciclagem do alumínio gera benefícios para o país e para o meio ambiente, além de ser menos custoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário