sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Engenheiros americanos prometem criar estradas magnéticas sem fios

Uma nova tecnologia desenvolvida por engenheiros da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, promete criar estradas magnéticas, onde a energia elétrica será transmitida sem fios por bobinas instaladas ao longo de toda a rodovia, abaixo do asfalto. O que irá possibilitar rodar com carros elétricos sem nenhuma preocupação de recarregar as baterias.

"Você poderá até mesmo ter mais energia nas baterias no final da sua viagem do que quando você saiu de casa," disse Richard Sassoon, membro da equipe que desenvolveu o novo princípio de recarregamento sem fio de baterias, ao portal Inovações Tecnológicas.

A transferência de eletricidade sem fios é baseada em uma técnica chamada de acoplamento magnético ressonante, no qual duas bobinas de cobre são ajustadas para entrar em ressonância naturalmente, de forma parecida ao que acontece a duas taças de cristal, que vibram harmonicamente quando uma nota é tocada.

Os pesquisadores demonstraram a transferência de 10 kilowatts de energia a uma distância de praticamente dois metros. Segundo eles, isso seria o suficiente para alimentar inteiramente um carro elétrico, deixando suas baterias apenas como reserva, ou para uma exigência extra no caso de uma aceleração ou uma subida mais íngreme.

A eficiência da transferência de energia é de 97% quando os veículos trafegam a uma velocidade de 90 km/h.

O grande problema dessa abordagem segundo os estudiosos, é que para a alimentação de veículos elétricos seria necessário reconstruir todas as rodovias, para instalação do aparato elétrico subterrâneo.

A nova tecnologia

A ideia é parecida com o que está sendo utilizada em experimentos com autobondes elétricos na Coreia do Sul, no qual as baterias dos veículos são recarregadas na própria estrada.

Desde que cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) demonstraram a transmissão de eletricidade sem fios em 2007, o princípio vem sendo explorado em inúmeros campos, que vai desde o recarregamento das baterias de implantes cardíacos até a alimentação de lentes de contato biônicas.

Na área automotiva, o movimento dos pneus transformado em eletricidade também já foi utilizada como auxiliar para o recarregamento das baterias dos carros elétricos.



Fonte:Ecodesenvolvimento

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