sábado, 4 de fevereiro de 2012

Inpe divulga alerta de desmatamento do último bimestre de 2011


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quinta-feira (02/02) os dados do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real na Amazônia (Deter) relacionados aos meses de novembro e dezembro de 2011. Foram identificados 133km² de alertas de corte raso e degradação florestal no mês de novembro e 74,6km2 em dezembro.
As nuvens cobriram 47% do território da Amazônia Legal em novembro e 44% em dezembro. Em geral, no período de outubro a março, época das chuvas na região, ocorre menos desmatamento. De acordo com o diretor de Políticas para o Combate ao Desmatamento do MMA, Mauro Pires, não é possível comparar os dados atuais aos do período de 2010 devido ao quantitativo de nuvem captado pelo satélite na época, de 74%.
Os alertas do Sistema Deter são instrumentos para auxiliar a fiscalização do Ibama na maior floresta tropical do planeta. O Ministério e o Ibama reafirmam que todo o esforço será feito para continuar perseguindo as metas de redução do desmatamento, como vêm fazendo ao longo dos últimos anos.
Fonte: Agência Brasil [Foto: INPE]

Nenhum comentário:

Postar um comentário