© Merklit Mersha via Little Sun.
As pessoas que vivem nas zonas rurais de países em desenvolvimento enfrentam um problema sério: ter acesso à iluminação sem colocar em risco a saúde. Os lampiões de querosene, uma solução muito comum, são uma opção tóxica.
Soluções baratas e duradouras constituem um grande desafio para qualquer designer, e muitos criaram diversos tipos de lâmpadas solares de LED. No entanto, a pequena lâmpada Little Sun se destaca pela forma.
Parecida com um girassol, a lâmpada funciona tanto como fonte de luz como obra de arte, representando a solução de um grande problema para milhões de pessoas em todo o mundo. O design é uma criação conjunta do engenheiro Frederik Ottesen e do artista islandês Olafur Eliasson, que explica que a inspiração veio mais da necessidade de atender a uma necessidade básica do que criar um conceito novo.
© Desta Mahdere via Little Sun.
O pequeno girassol é uma luz para os habitantes do mundo em desenvolvimento, e também uma obra de arte para os moradores das cidades, que talvez não saibam que quase 1,6 bilhão de pessoas não têm acesso à eletricidade.
A Little Sun contém uma potente lâmpada LED, alimentada por um módulo solar monocristalino. Quatro horas de carregamento fornecem cinco horas de luz, e a célula solar dura 1.000 recargas ou três anos de uso.
Fonte TreeHugger Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário