Embora os presídios sejam lugares onde os criminosos condenados pagam suas dívidas com a sociedade, o confinamento atrás das grades raramente rende algo além da punição em si. Mas agora, graças a uma inovadora iniciativa em andamento em uma penitenciária brasileira, os detentos têm a chance de reduzir sua pena fornecendo – literalmente – um pouco de luz ao mundo: eles produzem eletricidade para iluminar uma praça em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais.
Segundo o Jornal Nacional, o presídio da cidade acatou a sugestão de um juiz e instalou bicicletas estacionárias que geram eletricidade. Desta forma, os presos mantêm a forma e contribuem para a sociedade.
A cada 16 horas de pedaladas, que carregam uma bateria conectada à bicicleta, os detentos com bom comportamento reduzem um dia de sua pena. A energia será usada para acender regiões escuras da cidade, aumentando a segurança de todos durante a noite.
Pedalar as bicicletas não é obrigatório, mas as vantagens superam a preguiça. “Eu estava barrigudinho”, comentou um detento. “Emagreci uns quatro quilos”.
Com o sucesso do programa, o presídio pretende instalar mais bicicletas para reduzir ainda mais penas, centímetros na cintura, contas de energia e emissões de carbono – enquanto transformam o mundo em um lugar mais iluminado, em diversos aspectos.
Fonte Treehugger
Nenhum comentário:
Postar um comentário