terça-feira, 3 de abril de 2012

Dicas para uma Páscoa mais responsável

6a010535f2c8a4970c014e60733cf2970c

Esta semana, a maioria dos países da América Latina celebra a Páscoa, uma festa que, apesar de ser de origem religiosa, caracteriza-se pelas animadas reuniões familiares e os doces típicos, como a colomba pascal e os ovos de chocolate.
Como já mencionamos durante as festas de Natal e Ano Novo, estas reuniões podem ser mais verdes e significativas se o meio ambiente também for levado em consideração.
Aqui vão algumas dicas para saborear a data com responsabilidade.
- A comida pode ser abundante, mas não exagerada. Como sempre, tente planejar bem a quantidade de alimentos que serão preparados nos almoços em família para evitar desperdícios e a geração desnecessária de lixo.
- Pense em fazer uma Páscoa vegetariana. Já falamos sobre as segundas sem carnee a meta de reduzir o consumo de produtos de origem animal, já que sua produção gera um impacto maior sobre o meio ambiente que a dos vegetais. Que tal planejar uma Páscoa mais verde, com pouca ou nenhuma carne?
- Faça seus ovos de Páscoa. Preparar os próprios alimentos é sempre mais saudável e gera menos impacto ambiental, já que os produtos industrializados viajam longas distâncias até chegar à sua mesa, e suas embalagens geram lixo. Por isso, que tal fazer seus próprios ovos este ano?
- Valorize o comércio local. Se o fogão não é a sua praia, compre ovos de chocolate artesanais vendidos em lojas e confeitarias de seu bairro.
- Cultive a ideia de compartilhar. As crianças costumam ganhar vários ovos diferentes, e cada um deles deixa sua pegada, já que as embalagens geram mais lixo. Por que não comprar um ovo só, maior, e ensinar às crianças o valor de compartilhar?
Além destas dicas específicas, lembre-se sempre do conceito de reduzir: a frase “menos é mais” nunca foi tão apropriada como nos tempos em que vivemos.
fonte: TreeHuggerBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário