terça-feira, 3 de abril de 2012

Novos painéis solares de PET podem ser aplicados em fachadas

Uma nova tecnologia para a produção de painéis solares usando garrafas PET como matéria prima permite a instalação em paredes e outras superfícies verticais. A solução foi desenvolvida recentemente por uma parceria entre duas empresas alemãs focadas em inovação e produção de energia limpa.


A solução está em fase de testes e, caso os resultados se mostrem satisfatórios, pode revolucionar o uso da energia solar, viabilizando a aplicação de painéis em edifícios e outras construções em que antes era impossível de serem instaladas – seja pela estrutura necessária para suportar o peso delas ou por conta de pouca área disponível nos telhados.
Uma grande vantagem dessas novas placas para a captação de luz solar é a eficiência energética constante, com limite de até 80ºC – as tecnologias já existentes têm menor eficiência em relação ao grau de elevação da temperatura. Outros pontos a favor são a leveza e a flexibilidade que essa versão oferece, além de permitir a coleta de luz indireta ou daquela que está disponível em dias nublados.
Por ser feito com um material que normalmente seria descartado, os novos painéis auxiliam na redução da pegada de carbono e da poluição resultante dos empreendimentos. É ou não é uma tecnologia para lá de bem vinda?
 fonte:Mundo para Morar

Nenhum comentário:

Postar um comentário