©Youtube.
Por Jaymi Heimbuch.
Funcionários da Disney Research desenvolveram uma ideia interessante: transformar a planta usada para enfeitar o escritório em uma ferramenta cibernética.
O Botanicus Interacticus torna as plantas interativas... Mas como assim? Por exemplo, com esse sistema, balançar a mão perto das folhas pode acionar uma música e tocar o caule pode gerar um compromisso no calendário do computador. Para isso, é só colocar um eletrodo na terra. Simples assim.
“Inspirados pela rápida fusão entre computadores e seres vivos, decidimos testar a interação entre os dispositivos eletrônicos e o uso de plantas naturais como meio interativo”.
Somos a favor de encher casas e escritórios de plantas. Faz bem para o pulmão e para a mente. Mas, com esse projeto, as plantas fazem muito mais que limpar o ar e nos deixar relaxados. Elas se tornam interativas e funcionam como inspiração para artefatos eletrônicos que imitam a estrutura dessas plantas.
Disney Research:
O Botanicus Interacticus permite uma interação rica e expressiva com as plantas. O sistema reconhece gestos, como o toque sobre o caule da orquídea, detecta toques em pontos diferentes, rastreia a proximidade entre as pessoas e as plantas e registra a intensidade do contato, entre outras coisas.Com o Botanicus Interacticus também decodificamos as propriedades elétricas das plantas e as reproduzimos por meio de componentes elétricos básicos. Isso facilita o desenho de uma ampla variedade de plantas artificiais biologicamente inspiradas, que se parecem muito com as naturais. A nossa tecnologia não diferencia plantas reais de artificiais.A tecnologia do Botanicus Interacticus pode ser usada para desenhar ambientes altamente interativos baseados nas plantas, desenvolver novas formas de interação com outros dispositivos e criar ambientes orgânicos e interfaces onipresentes.
Fonte:TreeHugger Brasil
Vídeo:YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário