sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ganhos com adoção do conceito de TI verde vão além da redução de custos, diz analista


Com a difusão e o amadurecimento do conceito de TI verde — que prega o uso eficiente dos recursos na área de TI de maneira a mitigar os impactos sobre o meio ambiente — um número crescente de empresas tem procurado adotar as melhores práticas e soluções sustentáveis na sua cadeia de negócios. Chamadas também de tecnologias "verdes", elas são capazes, por exemplo, de diminuir emissões de dióxido de carbono (CO2) e baixar o consumo de energia, conforme ressalta o analista de pesquisa da Frost & Sullivan, Bruno Tasco. O executivo participou nesta terça-feira, 30, do Forum Green Tech, em São Paulo, evento promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações.
De acordo com o analista, a eficiência na utilização de recursos de TI pode contribuir, e muito, para diminuir os impactos de uma empresa sobre o meio ambiente e ainda reduzir custos ao longo do tempo. Mas Tasco ressalta que os benefícios vão além do ganho financeiro. “Mais do que economizar, as organizações obtêm uma maior valorização de sua marca, bem como ganhos de eficiência e flexibilidade."
Segundo Tasco, a implantação de práticas sustentáveis nas empresas devem ter como base três pilares fundamentais: reciclagem do lixo eletrônico, economia de energia e a adoção de novas tecnologias aliadas a políticas de trabalho. Em relação ao primeiro aspecto, o executivo salienta que ainda há um grande desafio a ser superado. “Conscientizar os funcionários sobre a importância de destinar corretamente esse tipo de material”.
Com relação a economia de energia, o analista ressalta que os grandes “vilões” do elevado consumo, e que consequentemente geram maior custo, são os data centers. Neste caso, Tasco aconselha as empresas a implementar ações como virtualização de servidores, substituição de monitores de tubo por LCD e o uso de sistema de energia solar, bem como a utilizar hardware e software inteligentes, ou seja, que exijam menos necessidade de resfriamento. Outro fator importante na adoção de práticas sustentáveis, apontado por ele, é combinar a tecnologia com uma mentalidade de negócios diferenciada. “Tecnologias como assistência remota, videoconferência e mobilidade contribuem para diminuir o deslocamento dos funcionários e, assim, para a redução da emissão de gases do efeito estufa”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário