quarta-feira, 15 de junho de 2011

Barbie se deu mal: Greenpeace expõe Mattel por usar embalagens não sustentáveis


Mattel-deforestation-greenpeace

Foto: cortesia Greenpeace USA
Por Brian Merchant, Brooklyn, Nova York
Mattel é a maior e mais emblemática fabricante de brinquedos dos Estados Unidos, criadora da talvez mais famosa e longeva boneca da América: a Barbie. Infelizmente, um novo relatório do Greenpeace revela que o papel usado pela Mattel em suas embalagens vem das florestas tropicais da Indonésia, lar de diversas espécies ameaçadas, como orangotangos e tigres. O grupo ambientalista está pressionando a fabricante de brinquedos para que suspenda a prática. Além de divulgar o relatório, o Greenpeace marcou o início de sua campanha desfraldando um embaraçoso banner na sede da Mattel  em El Segundo, no condado de Los Angeles.
Ela exibe uma imagem do boneco Ken, com os dizeres: "Barbie: It's Over. I Don't Date Girls That Are Into Deforestation" (Barbie, acabou. Não namoro garotas que apoiam o desmatamento). Veja o vídeo produzido para a campanha:
O jornal The LA Times comentou a ação no centro de Los Angeles:
“Ativistas desceram com cordas pela fachada da sede de 15 andares da Mattel em El Segundo e penduraram um banner gigante, com a imagem carrancuda de um boneco parecido com Ken e a seguinte mensagem: "Barbie, acabou. Não namoro garotas que apoiam desmatamento". O protesto marcou o lançamento de uma campanha global do Greenpeace contra a Mattel, pelo suposto uso de embalagens de papel derivado das florestas tropicais da Indonésia.
A polícia de El Segundo prendeu oito manifestantes, incluindo uma mulher vestida de Barbie em uma roupa de elastano azul e rosa, que estava dirigindo uma escavadeira rosa berrante a meio quarteirão da fábrica. Caminhões de bombeiros foram chamados e isolaram o local, enquanto os funcionários da Mattel se aglomeravam nas janelas, tirando fotos com telefones celulares.
A manifestação teatral foi só o começo do que promete ser uma investida com força total sobre uma das marcas mais emblemáticas do país, às vésperas de uma campanha de vendas centrada em um reencontro entre os bonecos Ken e Barbie”.
Palmas para o Greenpeace por aproveitar o ensejo e pressionar a Mattel a reavaliar a sustentabilidade de suas práticas – ou a ausência delas. A Indonésia abriga a terceira maior floresta tropical do mundo e a que está sendo destruída mais rapidamente, graças a empresas como a Asian Pulp & Paper, que tem fornecido embalagens para Burger King, Walmart e Mattel. Está na hora das corporações multinacionais pararem de pilhar um recurso internacional vital e recorrer a fornecedores menos destrutivos para obter seus produtos de papel e papelão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário