quarta-feira, 15 de junho de 2011

Desastres naturais, a “nova normalidade” da mudança climática


Tornado-joplin-2011
 
Imagem dos destroços do tornado de Joplin, Missouri, na semana passada. ©Official US Navy Imagery
Há alguns dias, o escritor e ativista ambiental Bill McKibben, promotor da campanha 350.org, escreveu um excelente editorial no jornal The Washington Post, em que descreve como os numerosos desastres naturais que vem ocorrendo em todo o mundo são coerentes com as advertências dos cientistas sobre o impacto das emissões globais de carbono.
Encorajando ironicamente as pessoas a “não ligar os desastres naturais à mudança climática”, McKibben escreve:
"É muito mais inteligente repetir consigo mesmo o reconfortante mantra de que nenhum fenômeno natural pode ser atribuído à mudança climática. Já ocorreram tornados e inundações antes, isso é o que importa. Só não permitia que sua mente se pergunte por que todos esses eventos inéditos estão acontecendo com tamanha proximidade […]. Não, é melhor se concentrar nas consequências imediatas, assistir ao vídeo das câmeras de supermercado quando as prateleiras saem voando. Ver o correspondente de TV parado no meio de um rio, com a água batendo no peito". 
O impacto do editorial foi tão grande que um vídeo começou a circular pela internet, narrando a reflexão de McKibben com imagens de fatos reais. Seus comentários já foram confirmados por duas notícias recentes: as condições extremas como inundações, grandes nevascas e secas estão se transformando na “nova normalidade” nos Estados Unidos e os desastres naturais globais já deixaram mais de 42 milhões de pessoas desabrigadas em 2010, o dobro do ano anterior.
Erupcion-el-caulle 
Erupção do vulcão Puyehue, no Chile. ©Pablo Gómez.
Acaso ou não, esta semana a erupção do vulcão Puyehue, da cadeia Puyehue-El Caullena Patagônia chilena, deixou cidades inteiras cobertas de cinzas e estáaumentando a temperatura dos rios da região, provocando mortandade de peixes. Apesar de alguns afirmarem que o aumento da atividade geológica não está relacionado à mudança climática, estudos científicos ingleses já determinaram que existe, sim, uma conexão entre o aumento da temperatura e a intensificação da atividade vulcânica.
Como disse McKibben, é muito mais fácil pensar que ela não existe, e que a mudança climática nada tem a ver com a frequência cada vez maior de desastres naturais. Enquanto isso, as negociações para reduzir as emissões globais de carbono continuam sem apresentar soluções concretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário