Na semana passada, Nova York abrigou o festival Games for Change (Jogos para a Mudança), evento que busca destacar o potencial dos videogames para promover a aprendizagem e o ativismo nas questões ambientais e sociais.
Além de uma série de conferências, incluindo uma apresentação do ex-vicepresidente dos Estados Unidos e ambientalista Al Gore, o festival selecionou e premiou os melhores videogames. Confira alguns deles.
Evoke
(Imagem acima)
A palavra Evoke significa “evocar”, trazer à mente, e é justamente o que este jogo propõe aos usuários: pensar em respostas e soluções aos problemas que apresenta. A cada semana, o site UrgentEvoke.com publica um novo problema em forma de quadrinhos, e depois de pesquisar o tema, os usuários podem “aceitar uma missão” para tentar solucioná-lo.
Farm Blitz
Criado por e para adultos de baixa renda, este jogo imita aplicativos famosos do Facebook, como o Farmville, mas seu objetivo é estimular noções de economia e quitação de dívidas. A história é simples: um tio deixa uma fazenda de herança, e para assumir a propriedade, é preciso pedir empréstimos a um banco. Para quitá-los, o jogo ensina a ganhar dinheiro com as colheitas. Você pode jogar Farm Blitz on-line.
Participatory Chinatown
O cenário deste jogo em 3D é o bairro de Chinatown, na cidade de Boston, Massachusetts. Seus criadores pretendem envolver as pessoas no processo de planejamento urbano, incentivando-as a entender as necessidades dos diferentes tipos de cidadãos e a aprender como viver melhor nas cidades. Os usuários de Windows podem jogar no site ParticipatoryChinatown.org.
Fate of the world
Ligado a questões estritamente ambientais, este jogo é uma simulação dos possíveis efeitos da mudança climática sobre o planeta e a sociedade, tomando como base estimativas da Universidade de Oxford. O jogo é ambientado no ano de 2020, quando o mundo ignora os alertas sobre a mudança climática e enfrenta uma séria crise ambiental e financeira. “Você pode resolver os problemas do mundo?", pergunta o jogo. Disponível para Windows, pode ser baixado por dez dólares, para uso individual.
One Ocean Interactive
Foi lançado para acompanhar a série de documentários One Ocean, da rede CBC, que aborda o estado atual dos nossos oceanos. O jogo propõe missões, como combater a poluição marinha, defender os recifes de coral e criar uma indústria pesqueira sustentável. Pode ser jogado on-line.
Garbage Dreams
Finalmente, Garbage Dreams é um jogo inspirado em um documentário homônimo sobre um grupo de pessoas denominadas Zaballeen (“pessoas do lixo”, em árabe), que ganham a vida recuperando resíduos em uma região do Egito. Os usuários munem-se de diferentes recipientes e começam a separar o lixo, aprendendo quais materiais podem ser reciclados. Você pode jogá-lo on-line, gratuitamente.
Como o idioma dos jogos é o inglês, a conferência Games for Change abriu novos escritórios em outros países, incluindo um em São Paulo, com o objetivo de fechar acordos e promover a criação desse tipo de jogos no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário