No começo de 2007, o escritor radicado em Nova York Collin Beavan decidiu viver um ano reduzindo ao mínimo seu impacto sobre o planeta. Ele documentou seu experimento no blog No Impact Man (Homem sem impacto), e alguns meses mais tarde, um perfil publicado New York Times transformou Beavan em um astro do mundo verde, sucesso que só aumentou após o lançamento de um livro e de um filme, dois anos depois.
Durante um ano, Beavan não só reduziu sua pegada de carbono como melhorou substancialmente sua qualidade de vida. Por isso, ao final do período, ele começou a ministrar palestras e a desenvolver programas para que mais pessoas pudessem viver essa experiência.
Esta semana, o No Impact Project e a revista Yes! convidam todos a participar da No Impact Week: uma semana de "desintoxicação de carbono" para melhorar sua vida, sua comunidade e o planeta.
Para participar, basta se inscrever na página da iniciativa e seguir os passos descritos em um documento em PDF, com uma ação para cada dia. O documento está em inglês, mas a seguir reproduzimos um resumo traduzido:Dia 1: Consumo. Viva uma vida mais plena e feliz comprando menos. Faça uma lista das coisas que precisa comprar na semana e marque todas as que não forem essenciais. Se possível, não compre nada a semana inteira.
Dia 2: Lixo. Descubra como desperdiçar menos. Junte e observe a quantidade de lixo que você gera em um dia, analisando sua composição: há coisas que você usou durante menos de 10 minutos? Você pode evitar gerar esses resíduos? Prepare elementos reutilizáveis para usar durante a semana: recipientes de comida, garrafas de água, guardanapos de tecido para substituir os descartáveis.
Dia 3: Transporte. Queime calorias, não combustíveis fósseis. Faça uma lista dos lugares que frequenta toda semana e analise como chegar até eles. Que meios de transporte alternativos você poderia usar? Escolha a bicicleta, meios de transporte de tração humana ou transporte público, como metrô e ônibus, em vez de carros e táxis.
Dia 4: Alimentos. Comer de forma mais saudável também pode reduzir sua pegada de carbono. Faça uma lista dos alimentos que você consome durante o dia, onde os compra, onde os come, de onde vêm. Tente reduzir a quantidade de alimentos de origem animal (carnes e derivados) e a quantidade de alimentos processados e embalados. Prefira verduras, frutas e cereais locais e da estação. Encontre mercados ou feiras de produtores locais e orgânicos de sua cidade.
Dia 5: Energia. Economize quilowatts com criatividade, explore alternativas 'desligadas' para realizar suas tarefas diárias. Observe seus hábitos energéticos: quais são os aparelhos que consomem energia em cada cômodo de sua casa e que tipo de energia usam (elétrica, pilhas)? Você pode tirar algum equipamento da tomada? Se tiver ânimo, tente viver totalmente sem energia elétrica para ver o que acontece (Beavan viveu sem eletricidade por vários meses, usando velas e consumindo apenas alimentos frescos).
Dia 6: Água. Conheça os benefícios de consumir menos. Mais uma vez, preste atenção a seus hábitos de consumo: quanta água você usa em casa, no trabalho, quando está na rua? Quanto pode economizar? Duchas mais curtas, lavar os pratos dentro de uma bacia em vez de deixar a torneira aberta, abrir menos a torneira e fechá-la quando não estiver usando são algumas das sugestões.
Dia 7: Sirva a uma causa. E sinta os benefícios. O próximo passo é se envolver mais com o movimento ambiental. Por mais que você leve uma vida consciente e responsável, são necessárias ações na esfera institucional para pressionar governantes e políticos. Faça sua parte e apoie organizações atuantes. Um bom começo é o evento Planeta em Movimento, da 350.org, que acontece este sábado, dia 24 de setembro.
Fonte:Treehugger Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário