sexta-feira, 16 de setembro de 2011

OBRA DE DA VINCI É REPRODUZIDA NO ÁRTICO


Os ativistas do Greenpeace sabem mesmo como chamar a atenção. A última novidade elaborada pela ONG foi a reprodução da obra “O Homem Vitruviano”, de Leonardo Da Vinci, recriada pelo artista John Quigley, na superfície de uma placa de gelo do Oceano Ártico.
O objetivo da ação foi destacar o derretimento do gelo nessa região, que pode chegar aos menores níveis de espessura já registrados, nesse mês de setembro. O grupo também alerta para a necessidade de uma decisão dos líderes mundiais sobre medidas urgentes contra as mudanças climáticas. A COP17, encontro das Nações Unidas para tratar do tema, acontece em dezembro, em Durban, na África do Sul.
Um estudo, que será divulgado em breve, estima que a cobertura de gelo nesta região no ano passado – levando em conta medidas de espessura e extensão –  foi menor do que o recorde negativo anterior, em 2007, refletindo a tendência global de aquecimento.
Quigley viajou em um navio quebra-gelos da ONG até o estreito de Fram, entre a Groenlândia e a Noruega, para executar o trabalho. O site do jornal inglês Guardian publicou a  justificativa do artista para a escolha da figura, que foi formada com o material cobre: “Nós criamos um Homem Vitruviano em derretimento porque a mudança climática está literalmente devorando o corpo de nossa civilização”.
Fonte:Greenvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário