Com nossa crescente dependência da tecnologia e da internet, determinar qual é o real impacto de seu uso sobre o meio ambiente não é uma questão menor. Quanto aos equipamentos, a tarefa é mais fácil: o acúmulo de lixo eletrônico em países em desenvolvimento já dá uma ideia das consequências do nosso consumo.
Mas quando se trata de algo intangível, como o uso da internet, redes sociais, e-mails e outros, entender o impacto torna-se mais difícil. Alguns garantem que os benefícios de digitalizar a vida são maiores que os problemas gerados pelo enorme consumo de energia dos servidores, responsáveis pela sustentação da navegação on-line. No entanto, também é importante levar tal impacto em conta.
A agência francesa Ademe fez um estudo calculando a quantidade de energia necessária para tarefas como realizar uma busca e enviar um e-mail, e oferece algumas ideias para reduzir o impacto dessas ações.
Segundo estimativas da agência (citadas pelo jornal inglês The Guardian), uma pessoa que recebe 58 e-mails e envia 33 por por dia em uma empresa gera cerca de 136 quilos de emissões de carbono por ano.
Em uma empresa de 100 empregados, o número chegaria a 13,6 toneladas de gases, o equivalente a 13 voos de ida de volta entre Paris e Nova York.
Os números consideram tanto a energia utilizada pelos computadores e centrais para recepção e manutenção de dados, como a energia necessária para a fabricação dos componentes.
A Ademe também calculou o impacto das buscas na internet: usar sistemas de busca (como Google ou Yahoo) para obter informações gera cerca de 10 quilos de emissões ao ano por usuário. Isso ocorre pois cada busca consiste em uma solicitação a servidores, que consomem grandes quantidades de energia.
Cientes dessas informações, como podemos utilizar a internet de forma mais responsável? Como sempre, o segredo é "menos é mais”.
Algumas ideias:
-Copiar e-mails para uma quantidade menor de pessoas (reduzindo o consumo de energia ao enviá-los e armazená-los). Segundo a Ademe, uma redução de 10% nos e-mails copiados a gerentes ou colegas em uma empresa de 100 funcionários pode reduzir as emissões anuais em uma tonelada.
-Enviar e-mails com o menor tamanho possível (também para economizar energia no envio e armazenamento).
-Apagar e-mails desnecessários (para economizar a energia gasta em seu armazenamento nas centrais de dados).
-Realizar buscas com palavras exatas (para levar menos tempo para chegar ao resultado desejado).
- Salvar endereços mais visitados nos favoritos, em vez de usar serviços de busca quando quiser visitá-los.
O que vocês acham dessas estratégias?
fonte: TreeHugger Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário