quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O personagem do ano no mundo verde é...a cidade!


A cada ano, a organização TED oferece um prêmio a um “indivíduo excepcional”, que recebe 100 mil dólares e o apoio de toda a comunidade para realizar “um desejo de mudar o mundo”. Pela primeira vez em sete anos de história, quem ganhou o prêmio não foi uma pessoa, mas uma ideia: a Cidade 2.0.
O anúncio confirma o enorme protagonismo que as cidades vêm ganhando na discussão ambiental. Não é para menos: o mundo já ultrapassou os 7 bilhões de habitantes, e pela primeira vez na história, mais da metade dessa população vive nas grandes cidades.
Fenômenos como a desmaterialização e o consumo colaborativo estão incentivando designers e artistas a repensar e melhorar os espaços urbanos, em vez de criar mais produtos de consumo, e há cada vez mais concursos que premiam ideias para tornarmos as cidades mais verdes e amigáveis.
Por outro lado, grandes revistas como The Atlantic e Slate criaram espaços para discutir temas ligados ao urbanismo, The Atlantic Cities e Dream City, e publicações como The Economist, Fast Company e Monocle divulgam com regularidade suas listas de cidades mais habitáveis, mais inteligentes e com melhor qualidade de vida.
Sem dúvida, as cidades são o assunto do momento, e todos estão convidados para participar de sua reinvenção, realizando intervenções urbanas para melhorar a qualidade de vida nos bairros ou criando soluções para problemas urbanos.
Fonte:Treehugger Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário