A limpeza do Tietê e o retorno da vida aquática para o trecho urbano do rio não dependem, apenas, de políticas públicas. As atitudes da população também contam e, por isso, a SOS Mata Atlântica lançou o manifesto “Tietê Vivo – Compromisso de todos nós”, que sugere 10 mandamentos para adotarmos e, assim, ajudarmos na recuperação do curso d’água. Participe!
Há cerca de 20 anos, o maior abaixo-assinado da história do Brasil, que exigia do governo providências para a despoluição do Rio Tietê - considerado o mais importante curso d’água do Estado de São Paulo -, culminou em uma série de obras que, até 2020, podem viabilizar o retorno da vida aquática para o trecho urbano do Tietê. Mas, para que o sucesso do projeto esteja garantido, ainda falta uma conquista fundamental: o compromisso da sociedade com a causa.Esta é a meta do manifesto Tietê Vivo - Compromisso de todos nós*, lançado pela Fundação SOS Mata Atlântica - em parceria com órgãos governamentais, como a Sabesp - com a intenção de conscientizar a sociedade sobre a importância de adotarmos práticas no dia a dia que contribuem para a limpeza do rio e, consequentemente, para o retorno da vida aquática ao trecho urbano do curso d’água.
O manifesto sugere que os cidadãos se comprometam a seguir os 10 mandamentos do Tietê Vivono dia a dia e, assim, participem ativamente da recuperação do rio. São eles:
- Monitorar as iniciativas do poder público que visam à despoluição do Tietê;
- Adotar práticas de uso racional da água;
- Preservar os mananciais;
- Defender a conservação das várzeas do rio e das matas ciliares do Tietê;
- Participar de programas de reciclagem e coleta seletiva de lixo;
- Defender a causa da redução do lixo e do seu descarte em local adequado;
- Consumir produtos de empresas que respeitam o meio ambiente;
- Manter a residência conectada à rede pública de esgoto;
- Difundir o manifesto Tietê Vivo para amigos, familiares e colegas das redes sociais e
- Estabelecer como meta ver o Tietê livre de sujeira e poluição e se colocar como peça fundamental para esta mudança.
Para participar do manifesto, basta assiná-lo na página do Tietê Vivo no Facebook. Até agora, mais de seis mil pessoas já aderiram à causa na rede social. Participe você também!
fonte: Planeta Sustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário