Desde que as ilhas Galápagos foram incluídas na lista de Patrimônios da Humanidade ameaçados em 2007, o governo do Equador vem adotando medidas para evitar a degradação do famoso arquipélago.
Entre elas, um controle mais rígido da entrada de imigrantes e de espécies não nativas, um plano para regular o turismo e outro para alterar sua matriz energética,incorporando energias limpas. As ações, que apresentaram um resultado positivoquando o arquipélago saiu da lista em 2010, também incluíram o anúncio de um novo aeroporto ecológico na Ilha de Baltra.
Apesar da inauguração estar prevista para 2011, a construção começou há apenas algumas semanas e o terminal deve entrar em funcionamento ainda este ano.
A escolha da localização do novo aeroporto levou em conta a incidência dos ventos e da luz solar, de forma a aproveitar a brisa e a luz naturais e reduzir a temperatura sem a necessidade de recorrer ao ar condicionado.Além disso, os gases do efeito-estufa expelidos pelos aviões e os ruídos dos motores ficam distantes do edifício, para comodidade dos passageiros.
O teto das fachadas é elevado nas faces norte e sul, com aberturas que dão para jardins internos que fornecem luz natural e ventilação. A leste e oeste, paredes opacas e sem janelas evitam a incidência direta do sol ao amanhecer e entardecer. Telhados recobertos por materiais naturais evitam reflexos, enquanto o piso de cores claras reduz o aquecimento.
Seu horário de funcionamento será das 9 às 14 horas, justamente para evitar as temperaturas mais altas da tarde.
Como a ilha de Baltra não possui fontes de água doce e a chuva é escassa, a água do aeroporto será fornecida por uma usina de dessalinização. Ela será canalizada apenas para as torneiras, e posteriormente reutilizada nos sanitários. As águas servidas dos banheiros também serão tratadas para posterior reuso. Calhas e tubulações no teto recolherão a água das chuvas.
O edifício está sendo construído e será administrado pela Corporación América, umaholding argentina que opera 49 aeroportos na Argentina, Uruguai, Equador, Peru, Brasil, Itália e Armênia. Por reunir diversas características amigáveis ao ambiente, o terminal pretende obter o nível Gold da certificação de design ambiental LEED.
As Ilhas Galápagos, que inspiraram a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin, recebem mais de 140 mil turistas por ano, e sua população triplicou nas últimas duas décadas, chegando a 30 mil habitantes. Para abastecê-los, Galápagos recebe 10 milhões de barris de diesel e gasolina por ano.
Fonte TreeHugger Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário