Sessenta especialistas internacionais, responsáveis por avaliar os efeitos da exposição à radiação após o acidente na usina japonesa de Fukushima, deram nesta segunda-feira (30/01) a um encontro que durará toda a semana."Estamos montando um quebra-cabeça, avaliando os riscos do público e dos trabalhadores", afirmou o Presidente do Comitê Científico da ONU sobre os Efeitos da Radiação Atômica (UNSCEAR), Wolfgang Weiss.
Em março de 2011, a usina foi danificada devido a um terremoto seguido de tsunami que derrubaram o sistema interno de refrigeração de água, contaminando ar, água, plantas e animais. O encontro dos especialistas vai permitir identificar onde estão as lacunas nos arquivos e relatórios disponíveis, para garantir a confiabilidade dos dados e decidir onde centrar os esforços.
Os arquivos usados na pesquisa são fornecidos pelo Governo do Japão juntamente com contribuições da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), da Organização Meteorológica Mundial (OMM), da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA); e ainda com contribuições da Comissão Preparatória da Organização do Tratado para a Proibição Completa de Testes Nucleares.
Um relatório parcial será apresentado durante o encontro anual do UNSCEAR, entre 21 e 25 de maio. O relatório final será apresentado na Assembleia-Geral da ONU em 2013.
Fonte: ONU
Nenhum comentário:
Postar um comentário