Soraa, uma companhia startup que acaba de sair do anonimato ao receber um aporte de 100 milhões de dólares, acaba de divulgar sua nova tecnologia de LED, que promete melhorar o desempenho desse tipo de lâmpada em termos de eficiência energética, intensidade luminosa, qualidade da luz e consumo de energia.
O co-fundador da empresa, Shuji Nakamura, é o criador do laser azul e do LED branco, e é considerado o “pai” do LED (sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz). Sua nova empresa espera implementar a nova tecnologia em larga escala com um modelo de LED que substituirá as lâmpadas halógenas MR16 de alta tensão, usadas sobretudo em instalações industriais e no varejo.
A nova LED é 75% mais eficiente que a lâmpada halógena de 50 watts e dura dez vezes mais, com uma vida útil de 25 mil horas. O preço inicial deve girar em torno de 25 dólares. Uma empresa que utilizar a lâmpada durante 15 horas por dia recuperará o investimento com a economia de energia em menos de um ano. A Soraa também espera que o preço inicial caia rapidamente com o aumento da produção.
O segredo da nova lâmpada é sua base de nitrito de gálio (GaN). O substrato da maioria das LEDs é de safira ou sílica, mas a empresa aplica o nitrito de gálio a uma base com a mesma substância para produzir uma luz mais intensa, uniforme e barata.Segundo a empresa, a tecnologia produz 10 vezes mais luz por milímetro que os outros substratos, sem a necessidade da ventoinha mecânica presente em outras lâmpadas LED do mesmo tamanho.
As novas lâmpadas estão sendo fabricadas em Fremont, Califórnia, e devem chegar ao mercado ainda neste quadrimestre.
Fonte Treehugger Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário