No próximo 22 de abril ocorre a 42 ª edição do Dia Mundial da Terra, evento nascido em 1970 como um protesto de estudantes liderados pelo senador Guylord Nelson, que reivindicavam mais atenção às questões ambientais na agenda política dos Estados Unidos.
Seu significado mudou ao longo dos anos, e em 2012, enseja outro momento de reflexão. Afinal, os resultados pífios das conferências COP15, COP16 e COP17frustraram a comunidade verde e suscitaram dúvidas sobre quanto tempo ainda devemos esperar para ver resultados concretos.
Por isso, o lema do Dia Mundial da Terra 2012 é "Mobilizar a Terra", um convite à ação. A forma mais direta e simples? Participar de um evento ou organizar um em sua comunidade. Os países e cidades latinas parecem ter respondido à convocação, e em diversos pontos do continente, estão organizando eventos de todo tipo.
Na Argentina, a campanha Río+Vos prepara um festival com palestras ligadas ao tema e a projeção do documentário Lixo Extraodinário no Planetário de Buenos Aires, no dia 22 de abril.
Uma palestra sobre mergulho e vida marinha no dia 19, em Campinas, São Paulo, e alimpeza de uma praia na Bahia, no dia 22, são alguns dos eventos confirmados noBrasil.
Em 15 de abril, terá lugar em Bogotá, Colômbia, um evento da Greenskate, organização que busca promover o uso do longboard como meio de transporte sustentável.
#DiadaTerra: Na Costa Rica, serão plantadas mudas de amendoeiras, que fornecem alimento e habitat para a arara-verde-grande
De 16 a 22 de abril, a organização Animal Neotropical realizará uma campanha para educar as pessoas sobre o tratamento adequado de animais em Paso Canoas, Costa Rica. E em 22 de abril, o projeto ARA organizará em Talamanca o plantio de amendoeiras, árvores que fornecem alimento e um habitat de reprodução para a arara-verde-grande.
Quetzaltenango, a segunda maior cidade da Guatemala, abrigará uma feira verdedurante todo o domingo, dia 22 de abril.
No México, a cidade de Obregón, Sonora, será palco da Dança pelo Planeta, enquanto Manzanillo, em Colima, promoverá atividades durante todo o dia 22 de abril.
No mesmo dia, no Peru, 50 mil mudas de árvores serão plantadas no bairro de San Juan de Miraflores, em Lima, e haverá atividades em um jardim orgânico na cidade de Oxapampa.
Finalmente, na Venezuela, a organizaçãon Vitalis organiza um "tuitaço" no dia 22, uma maratona de postagens no Twitter para sensibilizar as pessoas sobre as questões ambientais.
Como ainda faltam várias semanas para o grande dia, se você não encontrar uma atividade em sua cidade, ainda há tempo para organizar seu próprio evento. A rede Earth Network oferece uma série de dicas e sugestões (em inglês), e a campaña Río+Vos tem coordenadores em diversos pontos da região, que podem ajudar com ideias e material informativo.
Fonte TreeHugger Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário