quarta-feira, 4 de abril de 2012

EXEMPLO A SER SEGUIDO:Cingapura transforma canal de concreto em paisagem sustentável



Muitos estudiosos afirmam que a cobertura de canais com placas de concreto ocasiona a morte do rio. Porém essa ainda é uma das ações tomadas por governos no disfarce da poluição. Em Cingapura, cidade localizada no sudeste da Ásia, o projeto NParks e PUB agência nacional de água, fizeram a ação inversa. Eles transformaram um canal de concreto localizado em um dos maiores e mais populosos parque da cidade, o Bishan Park, em uma paisagem sustentável.
parque.jpg
O rio Kallang foi reaberto oficialmente em meados do mês de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Segundo o atelier de arquitetura, Dreiseitl, responsável pela obra, o projeto tem importância internacional, com destaque na infra-estrutura ecológica de nova geração, combinando funções de engenharia convencional, com oportunidades de recreação e contato com a biodiversidade.
bishan-park-singapore-me9rl.jpg
Além da hidrovia redirecionada, a equipe utilizou o concreto retirado do canal na construção de lanchonetes e playgrounds. Além disso, o parque possui áreas abertas com gramado verde para jogos, esculturas feitas de materiais reciclados e hortas comunitárias.
parque2.jpg
A qualidade da água nos tanques e rio é mantida, sem o uso de produtos químicos. Eles foram compostos por plantas cuidadosamente selecionadas que filtram poluentes, absorvendo nutrientes da água.
bishan-park-singapore-ywra4.jpg
Segundo o diretor e assistente chefe do NParks, Kong Yit San, a volta do rio trouxe também pássaros, libélulas e garças para perto da população. Ele ainda acredita que com a variedade de atividades que o parque oferece, o novo Bishan Park vai atrair mais visitantes, e então tornar Cingapura em uma “Cidade Jardim”.
fONTE: Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário