Fotos:Divulgação
Quando talos de cana-de-açúcar são esmagados e o sumo da planta é extraído, sobra um subproduto fibroso chamado de bagaço. Na maioria das vezes ele é descartado, mas uma empresa de decoração europeia, a Wallart, descobriu que esses resíduos podem ser transformados em painéis de parede 3D 100% reciclados e biodegradáveis.
Chamadas de MyWallart 3D, as paredes são todas feitas do bagaço, que de acordo com a Wallart é uma das fontes mais renováveis do mundo, uma vez que a cana pode ser colhida até três vezes por ano. Segundo a empresa, anualmente, a colheita total em todo o mundo supera a marca de 1,2 bilhão de toneladas métricas. A cada três toneladas de cana resta uma tonelada de bagaço, que pode ser usada como matéria-prima reciclada.
A Wallart foi umas das primeiras empresas a entrar no mercado de decoração eco friendly. Ela começou com as primeiras vendas na Europa em 2010 e atualmente exporta para o mundo todo. No total existem 16 modelos diferentes de painéis de parede 3D disponíveis. A empresa foi também recentemente escolhida por designers de interiores nos Estados Unidos como um dos produtos de decoração eco friendly mais inovadores.
As paredes são projetadas de tal maneira que, quando são colocadas juntas, formam um padrão. Depois de instaladas elas podem ser pintadas de qualquer cor que se encaixe no interior da casa ou para criar um novo estilo em diversos ambientes.
A fábrica da Wallart fica localizada na China, mas a empresa também tem escritórios na Holanda e Hong Kong, além de ter estabelecido uma parceria com a APSOL (Alves Produtos Solares), que passa a ter o direito exclusivo de distribuição em todo o território português.
Fonte:Ecodesenvolvimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário