A técnica aplicada nas Filipinas foi idealizada por um mecânico brasileiro. | Foto: Divulgação
O grupo My Shelter Foundation conta com uma equipe de estudantes do MIT dispostos a transformar a vida de comunidades filipinas utilizando apenas garrafa PET, água e água sanitária. Através destes três itens o grupo leva luz aos locais que não possuem rede de energia elétrica.
A técnica aplicada nas Filipinas foi idealizada por um mecânico brasileiro. Afonso Moser usou o método rústico para substituir de maneira eficiente e barata o uso das lâmpadas em sua residência, no estado de Minas Gerais. Ao serem instaladas no teto da casa, as garrafas funcionam como claraboias, capazes de ampliar o reflexo do sol durante o dia para aproveitar essa luminosidade internamente.
A campanha foi apelidada de “1 litro de Luz” e tem como objetivo instalar um milhão de “luminárias” em residências de famílias filipinas que não têm acesso à energia elétrica ou que habitam áreas cuja rede de eletricidade é muito perigosa. O prazo para que este objetivo seja cumprido expira no final deste ano.
As garrafas são cheias de água, misturada com um pouco de água sanitária, para manter os germes distantes. Além disso, elas podem ser facilmente instaladas, desde que seja feito um buraco no telhado da residência, em que a garrafa será fixada com metade de sua estrutura para dentro da casa e o restante para fora. Para finalizar, é necessário fazer o isolamento adequado para que não restem frestas por onde a água possa passar em dias de chuva.
O simples sistema já tem resultado em reflexos positivos na qualidade de vida das comunidades que receberam o projeto. Portanto, os idealizadores pretendem expandir o trabalho para outros locais do mundo em que ele se mostre necessário. Com informações do Inhabitat.
fonte: CicloVivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário