Imagens: Superbus Project.
Na corrida para melhorar a mobilidade da crescente população mundial que vive nas cidades, vários projetos estão em desenvolvimento e vão de sistemas que combinam diferentes veículos até formas de tornar o transporte público mais divertido.
Uma proposta no mínimo curiosa é a do físico e ex-astronauta holandês Wubbo Ockels, que desenvolve com um grupo de colaboradores o projeto Superbus: um híbrido que combina a comodidade do carro com a capacidade de carga de um coletivo, à velocidade de um trem-bala.
O projeto está em desenvolvimento desde 2004, mas ganhou notoriedade depois que o protótipo correu os principais eventos automobilísticos mundiais nos últimos anos.
Com 15 metros de comprimento e capacidade para 23 passageiros, o Superbus pode alcançar 250 quilômetros por hora, mas também circular pelas ruas na velocidade permitida para veículos comuns.
“Uma viagem sem preocupações e com conforto, projetada de acordo com suas necessidades. Você sobe onde quiser e desce onde precisa, sem precisar mudar de veículo. Durante o trajeto, você pode trabalhar, ou relaxar e aproveitar a velocidade e o luxo. Este serviço tem custo comparável ao do transporte público atual. Isso não é um sonho, mas o ponto de partida do Superbus como uma inovadora alternativa para a mobilidade pessoal de hoje”, explicam seus criadores no site do projeto.
Ao contrário das linhas de trens e ônibus, o Superbus não funciona com uma infra-estrutura dedicada nem possui horários fixos de viagem, oferecendo mais flexibilidade. Além disso, não trabalha com estações, mas leva as pessoas de porta a porta, com rotas traçadas de acordo com o percurso dos passageiros. Como roda em vias comuns, andará lado a lado com os meios de transporte existentes.
Para a segurança dos passageiros, o Superbus conta com detectores de obstáculos, radares e alta manobrabilidade, além de grande capacidade de frenagem. E como é movido com um motor elétrico, não gera emissões de carbono.
Além de todas as vantagens práticas e ambientais, o Superbus pretende oferecer uma nova experiência de transporte, como explicam seus criadores: “o nível de conforto deveria ser comparável a viajar em um sedan de luxo. Esta experiência é proporcionada pela alta velocidade, o design interior ergonômico e os equipamentos pessoais multimídia fornecidos a cada passageiro”.
Fonte:Treehugger Brasil